sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

13. Ruínas de Pucará e o Jardim Botânico de Altitude - Tilcara




Em Tilcara existem as ruínas de Pucará, o que sobrou de uma fortaleza construída no alto de um morro, ao sul da cidade de Tilcara. Foi um lugar ideal para defender-se de ataques. Nos locais mais acessíveis ou de fácil acesso, foram construídas muralhas. Essa é uma das mias antigas e conhecidas aglomerações humanas pré-colombianas da região, com mais de 10 hectares de área e cerca de 900 anos de antiguidade. Arqueólogos identificaram no local bairros residenciais, currais, uma necrópole e local para cerimônias sagradas.



Além das ruínas, outra atração muito interessante no local é o Jardim Botânico de Altitude, com plantas da região e espécies exóticas que se aclimataram.


















Abaixo, algumas fotos tiradas pela Lívia das plantas locais:




















No meio das flores vi um bicho que parecia um beija-flor, tinha jeito de beija-flor, voava como um beija-flor... mas era do tamanho de um bem-te-vi!! As fotos não ficaram boas, e o "maledeto" só voava nas partes mais altas das flores de uma Agave, o que dificultou a coisa.
A agave é uma planta que lembra uma bromelia. O grupo possui 183 espécies e existem principalmente no México, USA, América Central e Sul. Muitas são cultivas como plantas ornamentais, algumas produzem sisal, e a mais importante de todas é a Agave tequilana, para a produção de tequila (Arriba!!). A planta que fotografei tem um escapo floral que chega fácil aos 6 metros de altura.



Mas voltando ao beija-flor gigante, o nome do bicho reflete suas dimensões: Patagona gigas, e é o maior beija-flor que existe. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário