domingo, 10 de fevereiro de 2013

8. Passeios: Geisers El Tatio



Os geisers El Tatio são uma das melhores atrações de San Pedro de Atacama. Esse campo geotermal é o terceiro mais importante do mundo (depois de Yellowstone nos Estados Unidos e Dolina Giezerov, na Rússia) e o mais alto, localizado a 4.300m de altitude.
As excursões saem de madrugada de San Pedro (4:30h) e a estrada é esburacada e exige cuidados: muitas curvas, estrada estreita e todos querem ser os primeiros a chegar. Esse horário doído é porque o efeito dos geigers é melhor observado nas primeiras horas da manhã.



Embora fosse pleno janeiro, o frio lá em cima é intenso. Pegamos uma temperatura próximo de zero grau. As agências de turismo aconselham ir vestido "em camadas", porque à medida que o dia vai esquentando a gente tem que ir tirar as roupas mais pesadas e na volta, pegamos 34 graus em San Pedro.





  











Os guias aconselham a não colocar as mãos na água nem ultrapassar o limite das pedras,porque as queimaduras podem ser doloridas. Uma experiência interessante é colocar a mão no chão. A rocha é quente, mesmo com o clima gelado e longe dos geisers. 

Abaixo, a "Família MacBoot".



Uma companhia inesperada (pelo menos para nós) foi a presença constante lá em cima no campo termal de uma gaivota bastante diferente das gaivotas comuns, a gaivota-andina (Chroicocephalus (=Larus) serranus). Diferente porque não vive perto da costa. Diferente porque raramente é observada abaixo dos 3.000m de altitude. 


Ao final do passeio, passamos por um lugarejo chamado Machuca. Lá os moradores locais (todos da mesma família) vendem churrasquinho de lhama para os turistas. Eu, o Breno e o Claiton provamos e gostamos (pessoalmente não acho que seja de lhama, hehe).




Mas o mais impressionante dos geisers não pode ser visto nas fotos. Um vídeo mostra melhor o efeito:






Nenhum comentário:

Postar um comentário